segunda-feira, 22 de julho de 2013

AVEIA UM SANTO REMÉDIO

Conheça oito bons motivos para incluir aveia na sua dieta
Redação Bonde
Os cereais são ótimas opções para afastar a fome, principalmente no café da manhã. "Eles costumam fornecer muitas fibras, que dão saciedade e fazem você comer menos", afirma a nutricionista Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde. Ingerir fibra também melhora a digestão, combatendo a sensação de inchaço e estufamento.

Um dos cereais campeões em teores fibras e apreciado pela maioria das pessoas é a aveia. Este grão éEste cereal é altamente energético e ótimo para quem pratica exercícios físicos. "A aveia fornece vitaminas B, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio e manganês", afirma a nutricionista Bruna Pinheiro, do Dieta e Saúde. Outra grande vantagem da aveia é ser fonte de beta-glucana, um tipo de fibra que auxilia na redução e no controle da glicose, ótimo para quem tem diabetes, e atua na redução das taxas colesterol, protegendo o coração e favorecendo a perda de peso. 

Reprodução


Uma porção de 100 gramas contém:

Calorias: 400 kcal
Carboidrato: 60g
Proteína: 10g
Gordura: 10g
Fibras: 10g

Conheça a seguir outros oito motivos para incluir esse cereal tão completo na sua dieta:

É cheia de nutrientes

Além de possuir elevados níveis de fibra e baixos níveis de gordura, a aveia tem muito mais proteínas, se comparada a outros grãos.

Estabiliza o açúcar no sangue e reduz o risco de Diabetes tipo 2

A alta quantidade de fibras e carboidratos retardam a conversão deste alimento em açúcares simples. Os altos níveis de magnésio nutrem o corpo e suprem os níveis adequados de glicose e secreção de insulina.

É livre de glúten

Se você tem alergia ao glúten, ou possui doença celíaca, não se preocupe. A aveia é inofensiva para a sua dieta. Mas fique atenta: alguns cereais de aveia industrializados podem conter rastros de glúten, por isso verifique sempre as informações no rótulo dos produtos que consome.

Contém linganinas, que protegem contra doenças cardíacas e câncer

A farinha de aveia, como muitos grãos inteiros, contém lignanas vegetais, que são convertidas para a flora intestinal em linhanos. Essa conversão protege o organismo de possíveis doenças cardíacas e do câncer, em geral.

Contém antioxidantes

O antioxidante avenanthramides, encontrado exclusivamente na aveia, ajuda a prevenir os radicais livres a partir do colesterol prejudicial LDL, reduzindo assim, o risco de doenças cardiovasculares. 

Protege contra insuficiência cardíaca

Um estudo de Harvard com 21 mil participantes de mais de 19 anos mostrou que os homens que gostam de uma tigela matinal diária de grãos integrais (não refinados) tiveram um risco 29% menor de insuficiência cardíaca. 

Melhora o sistema imunológico

A fibra beta-glúten também tem sido demonstrada como ajudante da eliminação de bactérias, o que pode fazer com que as doenças sejam prevenidas.

É deliciosa!

A aveia passa por um processo de calor, que lhe dá o sabor parecido com o da noz. Quem adere aosbenefícios da aveia garante que o hábito é, além de saudável, muito saboroso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário