segunda-feira, 29 de julho de 2013

Campo Novo do Parecis - Mato Grosso - rios e cachoeiras

Cidade no MT é cortada por sete rios de águas cristalinas
As águas de Campo Novo do Parecis são perfeitas para a prática de esportes de aventura como apneia, mergulho autônomo, canoagem e rafting
Redação Bonde com MTur

O município Campo Novo do Parecis, no estado do Mato Grosso, foi especialmente abençoado com um cenário ecológico único. Sua geografia privilegiada e exuberante fauna e flora encantam todos os visitantes que passam por lá. 

Sete grandes rios de águas cristalinas e corredeiras cortam o município: Membeca, Verde, Sacre, Sangue, Papagaio, Sucuruína e Cravarí. Nestes rios é possível praticar apneia, mergulho autônomo, canoagem e rafting. O esporte de aventura impulsiona o potencial turístico da região. Nesta paisagem viva é possível praticar, ainda, cavalgadas, trilhas ecológicas e passeios de bikes pelo Cerrado do Chapadão do Parecis. 

MTur/Juliano Olejas


As cachoeiras de Campo Novo estão entre as mais belas do estado, mas a riqueza natural do município não se resume em sua hidrografia. As terras de Campo Novo estão, estrategicamente, numa área de transição entre dois importantes biomas: o Cerrado e a Floresta Amazônica. A região também integra dois dos três ecossistemas de Mato Grosso: a Amazônia e o Pantanal. 

Além de toda a riqueza natural, o município abriga em seu território algumas aldeias indígenas. Uma delas é a Quatro Cachoeiras, habitada pelos índios que dão nome ao município. Graças à preservação dessa área, o município é o principal polo de estudos e pesquisas da fauna e flora típica do Cerrado Mato-grossense e de suas comunidades indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário