segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CUIDADO COM O MANUSEIO DE LÂMPADAS FLURESCENTES

Alerta de Segurança de Origem Externa
LÂMPADAS ECONOMIZADORAS DE ENERGIA – IMAGENS DE AVISO
Alerta de Segurança 

As lâmpadas economizadoras de energia têm já uma longa existência. Tal como o seu nome indica, estas lâmpadas têm maior eficiência que as vulgares lâmpadas de incandescência em termos de consumo energético. Muito de nós estamos presentemente a utilizar estas lâmpadas para poupar no consumo de energia e, consequentemente, na conta da eletricidade!

As Lâmpadas Economizadoras de Energia estão disponíveis no mercado com diferentes formatos e diferentes características em termos de tensão e potência e sem dúvida que nos vão permitir poupanças, especialmente nas contas de electricidade em nossas casas.
Alguns problemas de segurança e saúde relacionados estas Lâmpadas Economizadoras de Energia
No entanto, estes tipos de lâmpadas, se partidas, têm um perigo elevado.
• Se uma lâmpada se partir, todos terão que abandonar a sala durante pelo menos 15 minutos, porque esta lâmpada contém mercúrio (venenoso) que causa enxaquecas, desorientação, desequilíbrio e outros problemas de saúde, quando inalado.
• Origina alergias em muitas pessoas, problemas de pele e outras doenças apenas por tocar na substância ou a inalar
• NÃO limpe com um aspirador os restos da lâmpada partida, porque isso iria espalhar a contaminação a outras salas da casa quando nelas viesse a usar o aspirador.
• Deve ser limpo com uma vassoura ou escova normais, ser mantido num saco selado e retirado imediatamente de casa para um local de recolha de resíduos perigosos.

AVISO: O mercúrio é perigoso, é mais venenoso que o chumbo ou o arsénio

Conselhos acerca do que fazer se uma Lâmpada Economizadora de Energia se partir em casa ou outros locais em que possa existir este tipo de lâmpadas:
1. Evacuar a sala, tendo o cuidado de não pisar os cacos de vidro espalhados no chão.
2. Não utilize o aspirador para limpar este lixo porque a acção de sucção do aspirador poderia espalhar gotas de mercúrio tóxico pela casa toda.
3. Calce umas luvas de borracha e varra este lixo para uma pá.
4. Coloque este lixo num saco de plástico e feche-o bem.
5. Não coloque este saco de plástico no lixo normal.
6. Em lugar disso, coloque este saco de plástico num dos pontos que o seu município lhe disponibiliza para as pilhas a reciclar, que também contêm mercúrio, ou entregue num ponto de recolha onde possa ser eliminado de forma segura.
7. Procure não inalar as poeiras que possam resultar dos cacos da lâmpada partida.

Em anexo estão fotos de uma pessoa que pisou os cacos de vidro de uma destas lâmpadas, no dia 10 de Fevereiro de 2011, e o seu pé infectado por mercúrio venenoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário