quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Região Metropolitana de Londrina ganha mais oito cidades


Redação Bonde com AEN



 

A Região Metropolitana de Londrina passa a ter mais oito cidades a partir desta quinta-feira (14). Com a sanção do governador Beto Richa, Centenário do Sul, Uraí, Guaraci, Prado Ferreira, Miraselva, Lupionópolis, Rancho Alegre e Sertaneja, que juntas contabilizam quase 60 mil habitantes, se unem a outras 17 cidades da região. 

A sanção à lei complementar 164/2013 ocorreu em solenidade no aeroporto  de Cornélio Procópio, com a presença do prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, e dos prefeitos das cidades beneficiadas. 

"A inclusão à Região Metropolitana de Londrina garantirá a esses municípios mais oportunidades de acesso às políticas públicas e também permitir que se desenvolvam de forma mais homogênea", afirmou o governador Beto Richa. 

A Lei Complementar, que altera a Lei número 81/1998, foi proposta pelos deputados Alexandre Curi e Tercílio Turini e aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa. Instituída em 1998, a Região Metropolitana de Londrina (RMLO) reunia até agora 17 municípios, com um total de 800 mil habitantes: Londrina, Pitangueiras, Ibiporã, Cambé, Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assaí, Jataizinho, Alvorada do Sul, Jaguapitã, Florestópolis e Arapongas.

Os prefeitos das cidades incorporadas à região destacaram benefícios da medida, como o direito a mais verba em projetos junto ao Governo Federal e Governo Estadual, mais facilidade para integração do transporte metropolitano, com tarifas mais padronizadas, além da participação de planejamentos conjuntos para desenvolvimento da economia, expansão da infraestrutura e fortalecimento da associação dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário