segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A MAIOR COBRA DO MUNDO ( VERDADE OU LENDA ? )

A MAIOR COBRA DO MUNDO ( VERDADE OU LENDA )

A misteriosa e mítica Anaconda verde (Eunectes murinus)

A Anaconda verde (Eunectes murinus) é considerada por muitos como a maior cobra do mundo. Estas serpentes podem atingir comprimentos de mais de 8 metros. Há muitas histórias e lendas sobre Anacondas de tamanho exagerados, mas nunca foram confirmadas. Há descrições de viajantes terem vistos Anacondas de até 40 metros de comprimento. Estas alegações nunca foram comprovadas. Histórias sobre enormes cobras comendo homens fazem parte de filmes de terror, mas eles não são uma realidade. Uma "lenda urbana" que circula por meio de e-mails atualmente afirma que uma Anaconda comeu um menino na América do Sul, enquanto ele dormia.
Por causa das histórias exageradas e mistério que envolve essas cobras, o comprimento máximo real e as medidas de tamanho são difíceis de determinar.A Anaconda é indiscutivelmente a maior cobra do mundo e a maior do hemisfério ocidental, mas não é considerada a mais longa do mundo. A Python Reticulated (Python reticulates), que pode alcançar um comprimento de 10 metros, é geralmente aceita como a maior serpente. Uma Anaconda pode atingir um comprimento de 9 metros, mas a média é de 6 metros. No entanto, uma Anaconda de 6 metros pesará mais que uma píton de 10 metros. A Anaconda adulta pode chegar a 200 libras e pode medir mais de 12 centímetros de diâmetro. A fêmea geralmente supera os machos. Na verdade, as Anacondas mostram o dimorfismo sexual no tamanho maior de um individuo do casal, encontrado em qualquer tetrápode. Sucuris também apresentam uma mudança surpreendente em tamanho desde o nascimento até a idade adulta. A Anaconda adulta pode pesar 500 vezes mais do que quando era filhote. Este é significativamente maior do que o aumento encontrado em outras espécies de cobras.
A palavra Tamil para Anaconda é "anaikolra", que significa "matador de elefante". Os primeiros colonos espanhóis se referem a esta cobra como "matatoro" ou "matador de touros". A Anaconda também é definida como uma "água boa" devido à sua tendência de viver em ou perto de pântanos e em volta de rios. Na água, elas podem ficar completamente submersas por 10 minutos. Muitas vezes fica submersa à espera de presas. Elas são ágeis nadadores, mas às vezes preferem deixar a correnteza do rio levá-las a jusante, com apenas suas narinas acima da superfície aquosa. Uma vez que elas estão satisfeitas com a mudança de cenário, elas simplesmente derivam a beira do rio. As Anacondas são mais freqüentemente encontradas em pântanos e águas mais calmas do que em rios de rápidos movimentos. Na verdade, elas tendem a serem noturnas, o que acrescenta ainda mais para seu mistério em uma noite escura no pântano. Devido ao seu tamanho, elas aparecem lentas em terra ou penduradas em uma árvore, mas na água eles são capazes de velocidades surpreendentes na superfície e embaixo.
As Anacondas verde são de cor verde escuro com padrões preto oval em suas costas. Seus lados têm pontos com centros amarelos. Por causa de sua coloração elas são capazes de permanecer ocultas em seu habitat pantanoso. Os olhos do Anaconda e narinas estão no topo de suas cabeças, o que lhes permite respirar e ver as suas presas, enquanto escondidas sob a água. Suas glândulas anais emitem um cheiro que a maioria das criaturas acha desagradável. Ela é venenosa para muitos organismos pequenos e podem oferecer algum nível de proteção contra os parasitos externos. Não é incomum para as Anacondas tornar-se infestada de carrapatos, quando eles passam tempo fora da água. Há esporas de cada lado da região anal. Os machos têm esporões maiores e mais espessos do que as fêmeas. Estes são usados no acasalamentos e em combates.


Fonte: http://carnivoraforum.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário