segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

prisão do deputado João Paulo Cunha


A decisão vale para as penas de corrupção e peculato, que somam seis anos e quatro meses. Com a decisão, Cunha pode ser preso a qualquer momento. Advogado diz que parlamentar se apresentará à PF nesta terça
06/01/2014 | 18:42 | atualizado em 06/01/2014 às 21:41Gazeta do Povo, com agências
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, negou nesta sexta-feira (6) recurso e determinou o fim da Ação Penal 470, o processo do mensalão, para o deputado federalJoão Paulo Cunha (PT-SP). A decisão vale para as penas de corrupção e peculato, que somam seis anos e quatro meses e para as quais não cabe mais recurso. Como ela ficou abaixo de 8 anos, será no regime semiaberto. Com a decisão, Cunha pode ser preso a qualquer momento.
Barbosa destacou que os recursos apresentados por Cunha contra os crimes de peculato e corrupção -- conhecidos como embargos infringentes -- eram "manifestamente incabíveis e protelatórios". Por isso, encerrou o processo e determinou o início do cumprimento da pena.
Justiça determina que cinco condenados no mensalão paguem multa
A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal determinou nesta segunda que cinco condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, paguem as multas determinadas nas condenações. Somados todos os valores, eles terão que desembolsar cerca de R$ 10 milhões. Os débitos devem ser pagos em dez dias, e foram definidos durante o julgamento.
Na Papuda, Dirceu faz curso de direito constitucional por correspondência
O advogado do ex-ministro José Dirceu, José Luís Oliveira Lima, informou nesta segunda que seu cliente está fazendo um curso de direito constitucional por correspondência no complexo penitenciário da Papuda. Ele não especificou qual a instituição. O ex-ministro cursou direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e formou-se em 1983. Cumprindo pena devido à sua condenação no processo do mensalão, Dirceu também está trabalhando no setor de manutenção do presídio.
Para que a prisão seja efetuada, Barbosa ainda terá que expedir o mandado de prisão contra o deputado. Não há informações se isso já foi feito. Oficialmente, a Polícia Federal diz que ainda não recebeu o documento para realizar a detenção. Barbosa destacou que Cunha não obteve o mínimo de quatro votos por sua absolvição nos dois crimes -- elemento necessário para a apresentação dos embargos infringentes. "Por faltar-lhe requisito objetivo essencial de admissibilidade e por considerá-lo meramente protelatório, determino, como consequência, a imediata certificação do trânsito em julgado quanto a essas condenações", decidiu Barbosa.
Deputado João Paulo Cunha vai se entregar amanhã, diz advogado
06/01/2014 - 20h11

Justiça
Mariana Jungmann*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O deputado João Paulo Cunha (PT-SP) vai se entregar amanhã (7), em Brasília. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, negou hoje (6) recurso de Cunha e determinou o fim da Ação Penal 470, o processo do mensalão, para Cunha. Na prática, isso significa que o deputado será preso.
O advogado Alberto Toron, que defende Cunha, disse que ainda não há mandado de prisão e, por isso, o deputado se entregará na terça (7), provavelmente na sede da Polícia Federal, em Brasília. Ainda não há previsão de horário.
A Câmara dos Deputados, até o início da noite, ainda não havia recebido a notificação do Supremo Tribunal Federal sobre o trânsito em julgado do processo de João Paulo Cunha. A Mesa Diretora da Casa só deverá decidir sobre a abertura de processo de cassação em fevereiro, quando os trabalhos legislativos forem retomados. Os deputados estão em recesso parlamentar até o dia 2.
João Paulo Cunha também pode tomar a decisão de renunciar ao mandato. Para isso, ele deverá protocolar a renúncia na secretaria da Mesa Diretora da Câmara. No dia seguinte ao protocolo, a decisão unilateral do deputado será publicada e se tornará irrevogável.
Recurso
Além de corrupção e peculato, Cunha também foi condenado por lavagem de dinheiro. Neste crime, contudo, ele obteve os quatro votos, e sua condenação está suspensa até o julgamento de seu recurso.
Discurso emocionado
Ex-presidente da Câmara dos Deputados e condenado no processo do mensalão, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) fez um discurso emocionado no início de dezembro na Câmara dos Deputados. No dia 11, ele disse que os réus da ação "foram condenados sem provas e contra as provas". "Venho à tribuna prestar contas aos senhores e aos eleitores", disse João Paulo. "Fiz opção pelo silêncio porque aproxima a gente da gente mesmo", emendou.
Logo após lançar na Câmara a revista "A verdade, nada mais que a verdade", na qual questiona o julgamento do mensalão, João Paulo disse sofrer com o processo, mas afirmou que a dor o "faz mais forte". "Nunca tive nenhum processo em minha vida", disse o petista, condenado por peculato lavagem de dinheiro e corrupção passiva pelo Supremo.
Dizendo que não fez da fortuna razão da sua vida, o parlamentar afirmou que mora há 21 anos na mesma casa, na periferia de Osasco. "Não existe nada a ser encontrado em minha vida". Ele classificou ainda o processo do mensalão de cruel e duro, mas disse que ele "há de ser enfrentado". João Paulo também alegou que foi condenado contra as provas e disse que o processo do mensalão foi "uma farsa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário