quinta-feira, 31 de julho de 2014

Os benefícios do inhame para a saúde - um santo remédio

O Inhame é um tubérculo muito popular em alguns estados brasileiros e também na “tribo” das pessoas que buscam alimentos saudáveis, cheinhos de nutrientes e muitos benefícios.

Vejam quais são os seus benefícios, e ganhe mais uma opção saudável para enriquecer o seu cardápio e melhorar a sua saúde!

O que que o inhame tem?

inhame é rico em proteínasvitaminas do complexo B, A e C, além de fósforo, potássio e diosgenina. Tem alta concentração de fibras, baixo teor de gordura e cada 100g tem 100kcal aproximadamente.

Benefícios do inhame para a saúde

Combate doenças do sistema imunológico (muitos acreditam que ele ajude no tratamento da dengue), e graças às vitaminas do complexo B ele é um ótimo aliado para combater o estresse, a fadiga e melhorar o raciocínio.
 Já a diosgenina (hormônio natural semelhante à progesterona) ajuda a reduzir os sintomas da TPM e a equilibrar os níveis hormonais. Esse fito-hormônio presente no inhame faz dele um alimento funcional de grande valia para as mulheres, inclusive para os períodos de menopausa e pós-menopausa.
Também ajuda a combater a depressão, tem ação antioxidante (atua contra o envelhecimento precoce), fortalece o sistema imunológico, melhora os índices de colesterol e aumenta a fertilidade, ótimo para mulheres que querem engravidar.

Como consumir o inhame

Ele tem um sabor muito suave, é um ótimo acompanhamento para carnes, sopas, purês, nhoque, tortas, bolos e saladas. Experimente cozinhar o inhame refogado com alho e cebola, deixe ficar bem macio e sirva como acompanhamento em substituição ao arroz ou à batata.

Inhame e cará: aprendam a diferenciá-los!

inhame é parente do cará e da batata doce, mas cada um é de uma espécie. A aparência dos dois é semelhante e, para dificultar, o que se chama de cará no nordeste é chamado de inhame no sudeste e vice e versa.
Como resolver a questão? O inhame é menorzinho, sua casca é áspera e cabeluda, já o cará tem a casca mais lisa. A textura do inhame é mais cremosa e lisa, já o cará tem uma textura mais granulada.
Descubra uma deliciosa receita de sopa de inhame com curry! Aprenda também a fazer um caldo de inhame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário