terça-feira, 29 de julho de 2014

ROLÂNDIA - DANÇA ALEMÃ COM CERVEJA ROLANDENSE

FONTE: JORNAL DE ROLÂNDIA

Weisser Schwan Bier: grupo de dança fabrica sua própria cerveja
O grupo de dança de Rolândia Volkstanzgruppe Weisser Schwan tem a sua própria cerveja, fabricada por quatro de seus integrantes. A Weisser Schwan Bier é feita desde dezembro e tem ganhado muitos fãs onde é servida. “Geralmente levamos as cervejas em apresentações e também damos como presente, junto com uma camiseta do grupo”, explica Jeferson Pessoa, 29 anos, um dos “sommeliers” de cerveja do Weisser.

Os outros integrantes do grupo que também fabricam a cerveja são Vitor Hugo Guilherme Pereira, Vagner Junior Braga e Daniel Gulzow. Diferente da cerveja industrial, a cerveja caseira ou artesanal é para ser apreciada, se enxergar o sabor, o aroma e a cultura que ela traz.

Jeferson e Vitor Hugo se encontraram com a reportagem do JR no bar do Rolândia Country Club, sede Concórdia, na noite de terça-feira (22. “Munidos” de três garrafas da Weisser Schwan Bier, os dois contaram como iniciaram a fabricação da cerveja caseira do grupo. “Fiz um curso com um cervejeiro em 2011 na empresa em que trabalho, a Silomax. Foram três dias com um sommelier de Londrina”, relembra Vitor. Em dezembro do ano passado, os amigos Jeferson, Vagner e Daniel resolveram também fazer o curso, que foi realizado aqui mesmo em Rolândia com um profissional que veio de São Paulo.

Em dezembro mesmo, os quatro amigos e integrantes do Weisser Schwan resolveram fazer o teste com o “maquinário” que Vitor possui e que é usado até hoje. “São panelas grandes adaptadas e fogareiro”, esclarece Vitor. Inicialmente, os amigos fizeram 20 litros - a cerveja leva cerca de um mês para ficar pronta. “Agora, sempre fazemos cerca de 60 litros e uma vez por mês”, ressalta Jeferson. Os dois explicaram que a fermentação leva cerca de 7 dias, a maturação toma mais 12 e o processo de colocação de gás consome mais 12 dias. “O gás nada mais é do que o açúcar cristal fervido”, ensina Vitor. Na fermentação e na maturação, o líquido é mantido no freezer; já a gaseificação pode ser feita a temperatura ambiente.

A Weisser Schwan Bier é fabricada em três tipos: a Weiss (a cerveja de trigo), a Bohemian Pilsner (como a produzida na República Tcheca) e a German Pilsner (com lúpulo alemão). Os cervejeiros adquirem os produtos em Londrina, em locais especializados. “Compramos o malte de cevada, um grão, o fermento próprio e o lúpulo, que dá o aroma e o sabor à cerveja”, revelou Jeferson. O líquido é colocado em garrafas do tipo longneck (355 ml) e caçulinha (300 ml). “A logomarca que colocamos nas garrafas foi criada pelo nosso amigo Vagner Iancoski Domingues, que também já foi do grupo”, informou Vitor.

A cerveja caseira do Weisser Schwan tem conquistado cada vez mais admiradores por onde passa. “Fomos no Heimtal, em Londrina, fazer uma apresentação e levamos algumas garrafas para as pessoas experimentarem. O pessoal ficou louco e queria que viéssemos buscar mais em Rolândia”, relembra Jeferson. O grupo agora tenta arrecadar recursos para adquirir um equipamento mais adequado para otimizar a fabricação do líquido - algo em torno de R$ 1,5 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário