quinta-feira, 23 de abril de 2015

CASSAÇÃO DE JOHNNY LEHMANN NO JORNAL DE LONDRINA

Johnny Lehmann tem mandato cassado pelo TSE e Rolândia terá novas eleições

Decisão foi tomada por unanimidade entre ministros do tribunal. Presidente da Câmara de Vereadores assume o cargo interinamente até que TSE defina data para a escolha de um novo prefeito

Fábio Calsavara
  • Fábio Calsavara
  • 23/04/2015 11:57 - Atualizado em 23/04/2015
As eleições de 2012 para prefeito ainda não acabaram. Pelo menos essa deve ser a sensação dos moradores de Rolândia. O prefeito eleito João Ernesto Johnny Lehmann (PTB) teve o mandato cassado mais uma vez nesta quinta-feira (23) – agora, o julgamento foi feito pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os seis ministros do tribunal votaram em unanimidade pela cassação da liminar que mantinha Lehmann no cargo. Uma nova eleição deve ser marcada para escolher um novo prefeito.
  • Lehmann é acusado de utilizar dinheiro público em publicidade eleitoral durante o período das eleições (Crédito: Divulgação / Prefeitura de Rolândia)
    Lehmann é acusado de utilizar dinheiro público em publicidade eleitoral durante o período das eleições (Crédito: Divulgação / Prefeitura de Rolândia)
O pedido de cassação foi embasado em três fatos. Lehmann foi acusado de utilizar dinheiro público em publicidade eleitoral durante o período das eleições. Ele também responde a acusação de exceder o limite de gastos na prefeitura, delimitado pela Justiça Eleitoral. Além disso, enquanto prefeito, ele teria utilizado meios de comunicação para fazer campanha política.
O registro da candidatura de Lehmann já havia sido cassado em dezembro de 2012 pelo juiz da 59ª zona eleitoral, Alberto José Ludovico. Em março de 2013, o TRE manteve a decisão pela inelegibilidade e cassação do diploma do prefeito de Rolândia e de seu vice, Danilson de Oliveira. O julgamento do recurso foi concluído com unanimidade dos votos.
Os dois chegaram a ficar afastados dos cargos, mas conseguiram reassumir os postos por força de uma liminar, que foi derrubada em dezembro de 2014. Em novembro daquele ano, a prefeitura chegou a ser comandada pela então presidente da Câmara Sabine Giesen (PMDB), que foi vice-prefeita de Lehmann na última administração. Em janeiro deste ano, Lehmann voltou a ocupar a cadeira de prefeito em Rolândia, graças a uma liminar concedida pelo ministro Dias Tófolli, do TSE.
Com a cassação, o presidente da Câmara de Vereadores, José de Paula (PSD), assume interinamente o cargo até que o TSE defina a data da nova eleição para prefeito na cidade. O processo envolve a tramitação do pedido nas esferas nacional, estadual e municipal, e não tem um prazo definido.
Defesa
O JL não conseguiu contato com Johnny Lehmann na manhã desta quinta-feira (23). A informação é de que o agora ex-prefeito estaria em uma viagem fora do país.
Serviços continuam
Em nota oficial enviada à imprensa pela Assessoria de Imprensa, o prefeito em exercício de Rolândia, Danilson de Oliveira – também cassado pelo TSE - garante que os serviços públicos das secretarias e dos órgãos municipais seguirão normalmente. Ele diz também que deixa a administração pública com a consciência tranquila “por ter feito o melhor para a cidade e seus moradores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário