terça-feira, 11 de agosto de 2015

HISTÓRIA DO TREM PAULISTA










PARA AQUELES QUE VIVEM DIZENDO QUE FORAM OS POLÍTICOS QUE ACABARAM COM A FERROVIA...

Em 1867, é inaugurada a São Paulo Railway, linha férrea entre os municípios de Santos e Jundiaí, interligando o litoral ao interior paulista. Seis anos mais tarde, ............em1872, com a inauguração da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, por barões do café, os trilhos estende-se à cidade de Campinas.

Companhia Ituana (1873) ligando a cidade de Itu à Jundiaí, a Estrada de Ferro do Norte (1875) ligando a capital paulista à cidade de Cachoeira Paulista, a Sorocabana (1875) ligando a cidade de Sorocaba a capital e a Mogiana (1875) ligando a cidade de Campinas a Mogi-Mirim.


Posteriormente outras se formaram: a E. F. Araraquara, a São
Paulo-Minas, a Bragantina, a Itatibense, a Companhia do Dourado, a Companhia do Rio Pardo e a Rioclarense, e outras menores.

Enfim, não houve um planejamento na construção das ferrovias em São Paulo: elas simplesmente foram acompanhando o avanço das plantações de café. Portanto iniciavam-se nas fazendas do interior e terminavam na região portuária da cidade de Santos. Tal crescimento manteve-se até a
década de 1930, quando então o País já possuía 30 mil quilômetros de vias.

Com a crise do café, somada à industrialização do País a partir da década de 1930, e a implantação das rodovias e as fábricas de automóveis na década de 1950, o sistema ferroviário brasileiro entrou em decadência, aos poucos foram desativados centenas e milhares de quilômetros de ferrovias. O país passou a investir no desenvolvimento da malha rodoviária, e gradativamente os passageiros e cargas deixavam de usar as ferrovias, optando por um transporte mais moderno e prático.

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