segunda-feira, 14 de março de 2016

como calcular a quantidade de comida e bebida em uma festa ou churrasco

Redação Bonde - 10/03/2016 


Receber os amigos para um churrasco, um almoço ou uma festa é ótimo, mas sempre bate aquela insegurança na hora de calcular quanto comprar de comida e bebida. Muita gente leva em conta a máxima de "quanto mais melhor" e acaba exagerando na hora de organizar um evento. Para evitar desperdício e garantir que todos os convidados saiam satisfeitos da sua festa, reunimos algumas ficas para ajudar na hora de calcular a quantidade de comes e bebes. 

Antes de qualquer coisa, é preciso saber quantas pessoas vão participar do evento e qual a idade desses convidados. O tempo de duração da festa, a faixa etária e o perfil dos convidados também podem fazer diferença. Homens, por exemplo, comem e bebem mais do que as mulheres geralmente. 

Comida 

Quem deseja servir canapés e salgadinhos, deve calcular de 10 a 12 unidades por pessoa. Dê preferência para as opções mais leves como canapés de carpaccio ou salmão, por exemplo. Caso os quitutes levem ingredientes mais fortes como pimentas ou pesados, a quantidade pode diminuir. O ideal é que haja pelo menos cinco opções de salgadinhos e canapés. Caso os salgadinhos e canapés sejam apenas uma entrada, a quantidade cai pela metade. 

Já para entradas e pratos quentes conta é "um por um", ou seja, o número de convidados multiplicado pelo de pratos. Na hora de escolher o cardápio opte pelo básico para não errar e agradar a todos. A combinação entrada, massa e carne é sempre uma boa pedida. Para almoços ou jantares, calcula-se 300 gramas de carne por pessoa, 50 gramas de arroz cru e 150 gramas de legumes ou verduras. 

Nos churrascos, 400 gramas de carne para cada pessoa é o suficiente. O ideal é que seja servido mais de uma opção de carne. Caso haja outros pratos como pão, salada e maionese, a conta é outra. Neste caso, a quantidade de carne por pessoa cai para 200 gramas. 

Reprodução
Reprodução


Doces 

Bolos de aniversário também entram na conta. Calcule em média 100 gramas de bolo por pessoa. Porém se houver uma outra sobremesa ou outros doces na festa a quantidade cai para 60 ou 80 gramas por pessoa. Para docinhos em geral, calcula-se três unidades para cada convidado. Caso eles sejam a única sobremesa o número sobre para seis por convidado. Na hora de escolher, varie nos sabores. Mesas com doces diversos são sucesso em todas as comemorações. 

Bebidas 

Para calcular a quantidade de bebida é muito importante analisar quanto tempo durará a festa e se o evento será um coquetel, almoço ou churrasco. A faixa etária também é essencial, já que os jovens tendem a beber mais que os mais velhos. 

No caso dos refrigerantes, calcula-se 600 ml por pessoa caso não haja outra bebida na festa e 400 ml por pessoa se houver outras opções. Lembre-se que nem todos bebem refrigerante normal, por isso, é importante comprar também bebidas zero, light ou diet. Água também não pode faltar, na hora de comprar calcule 200 ml por pessoa. 

A cerveja costuma fazer sucesso e cai bem em todas as ocasiões, principalmente nos churrascos. Calcule de três à seis latinhas por pessoa. Lembrando que neste caso, o mais importante é avaliar o perfil dos convidados. Se você sabe que seu grupo de amigos bebe mais, aumente a cerveja. Festas que duram o dia todo, principalmente no verão, também pedem uma quantidade maior da bebida. 

No caso do vinho tinto, uma garrafa para cada três ou quatro pessoas é suficiente em um almoço ou jantar. Já para um coquetel calcule uma garrafa para cada duas pessoas. Já para calcular a quantidade de champagne, avalie o perfil da festa. Se a bebida for servida do começo ao fim do evento, calcule uma garrafa para cada 2 pessoas. Para apenas um brinde, uma garrafa serve até oito convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário