quinta-feira, 7 de abril de 2016

diabéticos sobe 300% desde 1980 no mundo

FOLHAWEB


Metade das pessoas com a doença mora em cinco países: China, Índia, Estados Unidos, Indonésia e Brasil

Shutterstock
Enfermidade provoca prejuízo anual de US$ 827 bilhões, incluindo custos com tratamentos, como injeções de insulina

São Paulo - O número de pessoas com diabete em todo o mundo aumentou quase 300% entre 1980 e 2014, chegando a 422 milhões de adultos, de acordo com relatório divulgado ontem, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 
Segundo o documento, a maior parte dos diabéticos vive em países em desenvolvimento. Metade das pessoas com a doença mora em cinco países: China, Índia, Estados Unidos, Indonésia e Brasil. 
Um crescimento dramático no número de pessoas com sobrepeso e obesidade é apontado pela OMS como um dos principais fatores causadores do aumento da diabete na população mundial. No relatório, a organização recomendou medidas que incluem a expansão dos ambientes de promoção da saúde para reduzir os fatores de risco, como inatividade física e dietas pouco saudáveis. 
De acordo com o documento, 108 milhões de pessoas eram diabéticas em 1980, o correspondente a 4,7% da população mundial na época. Em 2014, o número subiu para 422 milhões, abrangendo 8,5% da população mundial. 
A doença matou 1,5 milhão de pessoas em 2012 e mais 2,2 milhões morreram em decorrência de taxas de glicose acima do normal, que aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Dessas mortes, 43% foram prematuras - antes dos 70 anos de idade - e seriam evitáveis. 
O relatório revelou ainda que, de cada três pessoas com mais de 18 anos, uma apresenta sobrepeso. 
O documento, que se baseou em 751 estudos abrangendo 4,4 milhões de pessoas representando 200 países, mostrou também que, no período estudado, a diabete se tornou mais comum entre os homens do que entre as mulheres. A parcela dos homens aumentou de 4,3%, em 1980, para 9% em 2014. A população de mulheres diabéticas foi de 5% para 7,8%. 
A doença causa, segundo a análise, um prejuízo anual de US$ 827 bilhões, incluindo custos com tratamentos, atendimentos de emergência, internações, medicamentos e insumos como injeções e dispositivos de monitoramento. 
Por regiões, a organização destacou ainda o aumento do número de mortalidade pela doença no continente africano, no leste do Mediterrâneo e no Sudeste da Ásia. O Oceano Pacífico ocidental é a região com o maior aumento do número de mortes.
Fábio de Castro
Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário