quinta-feira, 23 de junho de 2016

ÁRVORES PEDEM SOCORRO EM TODO O BRASIL





NO CHÃO... Minha semente chegou aqui voando. Eu era uma Canafístula vistosa de mais de 20 metros de altura no meio do bambuzal amarelo perto do escritório, da casa do Seo Jair e da D. Maria, da oficina, do terreirão. Todo ano enfeitava a paisagem com minhas flores amarelas. Era poleiro de inúmeros pássaros e todos ficavam admirando a reunião dos papagaios que se reuniam e faziam barulho na minha copa. Todo ano também perdia e adubava o chão com minhas folhas. Mas este ano foi diferente. O Carlinhos notou que as folhas novas não brotavam e que a casca começou a se soltar dos meus galhos e tronco. Morri! Foi chamada a turma do Nelson Madeireiro que, com muitos anos de experiência, conseguiu um ângulo para me derrubar. Parecia uma operação de guerra, pois todo o meu peso pendia para as construções. Movimentação de gente, trator, caminhão, cabos de aço, cunhas de ferro, marreta, moto-serra. Cai no meio do bambuzal! Mas muitas das minhas sementes foram levadas pelo vento, durante estes anos, e brotaram na mata próxima onde uma árvore, se um dia morrer, não incomoda. Deveria o ser humano nos entender melhor para não correr perigo. Com um pouco menos de desperdício no mundo dos homens haveria muito espaço para matas, bosques, parques e paz.



..

Nenhum comentário:

Postar um comentário