sexta-feira, 17 de junho de 2016

COMO CHEGAR AOS 120 ANOS COM SAÚDE

FOLHA DE LONDRINA


Genética contribui para a longevidade


Rio Branco do Ivaí - Há poucos registros oficiais sobre a história da família de Jesuina dos Santos. A neta Dalíria Franco, que cuida da idosa, afirmou que os pais dela também viveram no interior do Paraná. "Ela dizia que a mãe dela tinha sangue de índio", contou. Além de Jesuina, o casal Honorato Calaudino e Francisca dos Santos tiveram pelo menos outros três filhos. "O que a gente sabe é que dois morreram, mas ela tem ainda a irmã Olinda dos Santos que está com 100 anos e vive em Pinhal Grande", comentou. A cidade fica no Rio Grande do Sul. 
Fatores genéticos, hábitos alimentares e o estilo de vida contribuem para a longevidade, mas não são garantia da idade avançada. O geriatra Fábio Garani destaca que as pesquisas envolvendo os centenários começaram a ser feitas com mais intensidade nos últimos anos, quando foi registrado um aumento na população acima dos 100 anos. "Não existe um padrão a ser seguido ou uma receita. No Brasil, por exemplo, o maior número de centenários fica na Bahia. Outros Estados apresentam índices de qualidade de vida que também, teoricamente, poderiam favorecer essa longevidade", explicou. 
No geral, segundo ele, os centenários apresentam poucas comorbidades, hábitos alimentares saudáveis, baixo nível de estresse, suporte familiar e religiosidade. "A proporção de centenários é de um para cada 10 mil no Brasil. Essa população acima dos 85 anos explodiu no País. Eles estão extremamente ativos, moram sozinhos e isso tudo se deve ao acesso à saúde facilitado, às campanhas de vacinação e aos medicamentos", lembrou. 
Para a neta, a paciência e os produtos do campo estão entre os segredos para se chegar aos 120 anos. "Ela sempre foi muito trabalhadora e também muito calma. Nunca foi de ficar abatida com nada, nem de guardar rancor. Ela falava para a gente ser mais sossegado, mas é difícil conseguir. O maior sofrimento dela foi ter perdido 12 dos 15 filhos. Ela sempre foi muito religiosa e manteve a alegria o tempo todo." (V.C.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário