quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

ZONA RURAL DE ROLÂNDIA - NORTE DO PARANÁ

DANIEL STEIDLE

VAMOS SEGUIR O EXEMPLO DA PROFESSORA SANDRA?
Fotografando o pé de Paricá, a Professora  SANDRA GARCIA  teve a gentileza de escrever um parecer sobre a "Importância da Zona Rural em Rolândia". Já fizemos cópias que forem entregues aos 10 vereadores de Rolândia. Quanto mais pareceres, mais vamos conseguir planejar um futuro sustentável, não só para Rolândia, mas de toda a região...

Verifique, curta e partilhe o inspirador texto da Professora Sandra:

A importância de se manter a Zona Rural de Rolândia

O município de Rolândia ainda tem a oportunidade de seguir um caminho diferente de outras cidades de maior porte e escolher a via da sustentabilidade e da preservação ambiental de suas matas, além de poder criar uma cidade 'amiga' e agradável à população.

Hoje muita importância é dada a uma alimentação adequada e mais que isso a hábitos de saúde que conduzam à uma vida saudável.
Para isto não só a alimentação mas as questões de moradia e ambientes que acolham e sejam agradáveis são cada vez mais procurados por pessoas que tem esta preocupação.

Segundo Milena Kanashiro docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEL o ambiente onde essas pessoas vivem é capaz de estimular de maneira positiva a prática de atividades físicas, e ser um aliado no combate de doenças crônicas como a obesidade e diabetes ou até mesmo doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, por exemplo.
“As cidades podem ou não contribuir para um estilo de vida mais saudável, e é preciso entender como o ambiente afeta a percepção do espaço, e passar a ver a cidade como uma
complexidade de eventos e pessoas”, comenta a professora.
Nesse sentido criar condição para as pessoas apreciarem o verde, caminharem e absorver a energia desses ambientes ou de poderem fazer passeios ciclisticos com a instalação de ciclovias tem importância fundamental na qualidade de vida da população.

A Juçara é conhecida por suas propriedades benéficas à saude, também pode ser aplicada na construção, paisagismo e na recomposição da fauna, por atrair principalmente pássaros.
Temos conduzido algumas pesquisas com o extrato de Juçara, que contém propriedades antioxidantes importantes, um excelente corante natural e contribui para o aumento da microbiota saudável no intestino humano (In vitro fermentation of juçara pulp (Euterpe edulis) by human colonic microbiota- K.B. Guergoletto et al. / Food Chemistry 196 (2016) 251–258). Continuamos a pesquisar outros produtos que exercem efeitos benéficos à saúde humana e aliando a Juçara a microrganismos probióticos pode-se prevenir infecções intestinais. Também esperamos contribuir com a alimentação mais adequada em instituições de ensino através de produtos saudáveis contendo frutas e Juçara, projeto este em fase de implantação no município de Rolandia. É bom lembrar que para a extração, a planta não precisa ser extirpada e as sementes que restam desse processo podem ser plantadas contribuindo com a não extinção da espécie já que a extração do palmito de Juçara tem ameaçado esta planta.

São também louváveis as iniciativas de plantio de espécies de flores que atraiam pássaros ou mais especificamente beija-flores, o trabalho e estudo de José Francisco Haydu poderia servir de base para o aumento significativo de pássaros na cidade.
A agricultura orgânica é mais uma ferramenta nesse complexo de redes de ações que podem contribuir para esse aumento de qualidade de vida da população. Segundo Carlos Armênio Khatounian 
se houver um estreitamento do vínculo do agricultor com a terra e dos vínculos dos envolvidos na produção pode ocorrer o reforço dos vínculos de solidariedade e pertencimento a um grupo com objetivos comuns, condição em declínio nas sociedades atuais. Ainda segundo ele uma propriedade produtiva depende de poucos recursos externos, não degrada os recursos naturais e é lucrativa.

Assim um esforço conjunto em diversas áreas do conhecimento humano pode contribuir com a saúde das pessoas e transformar o ambiente urbano para que as pessoas tenham prazer de viver na cidade, preservando porém a área rural de onde realmente virá a alimentação e a qualidade de vida.

Dra Sandra Garcia
Doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina
Mestre em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas 
Concluiu a graduação em Engenharia de Alimentos - Universidade Estadual de Campinas
Especialização em Laticínios em Lodi- Itália

Professor Associado  lotada no Centro de Ciências Agrárias da UEL


Nenhum comentário:

Postar um comentário