quinta-feira, 6 de julho de 2017

NOVELA DO TARIFA ZERO AO PEDÁGIO VIAPAR DE ARAPONGAS NÃO TEM FIM

FONTE: RADIOGLOBOLONDRINA

Publicado em 05/06/2017 
Viapar fecha via alternativa, que servia como fuga do pedágio
Os moradores de Rolândia e Arapongas abriram a estrada em forma de protesto contra o valor da tarifa.


A Viapar fechou a chamada Estrada do Ceboleiro, uma via alternativa que, segundo quem mora na região, existe há mais de 40 anos e foi aberta na semana passada pelos moradores de Rolândia e Arapongas. A reabertura da estrada foi a solução para fugir do pedágio de pouco mais de R$ 8. O movimento "Tarifa Zero" quer a isenção na tarifa do pedágio da BR 369 para os moradores de Rolândia e Arapongas, como explica o vereador João Ardigo, que faz parte do movimento.

Em 2006, a concessionária Viapar conseguiu na Justiça impedir o uso da estrada do Ceboleiro. Depois de vários recursos, a última decisão da justiça federal determinou o fechamento da estrada, alegando que ela era clandestina. Mais de uma década após a decisão judicial, lideranças políticas das duas cidades buscam uma solução para o problema. Os integrantes do movimento, formado por empresários, profissionais liberais e lideranças políticas das duas cidades consideram o valor da tarifa abusivo para alguns poucos quilômetros.

Segundo a assessoria de imprensa da Viapar, a concessionária só vai se manifestar por meio de nota no final da tarde desta segunda-feira.

Em 14/09/2006, a VIAPAR ingressou com ação judicial perante a Vara Cível de Arapongas, buscando o fechamento da rota de fuga em questão, obtendo em 14/03/2007 decisão favorável junto ao STF. Em atenção ao estabelecido em Lei, decisão Judicial, prejuízos aos lindeiros, interesse público e perda de receita de ISSQN decorrentes da Rota de Fuga ali instalada, o Município de Arapongas firmou dois termos de acordo, respectivamente em 23/11/2012 e 26/10/2016, os quais se encontram vigentes, buscando a extinção e instalação de novas rotas de fuga ao pagamento do pedágio junto aos limites do Município de Arapongas. As interferências legais citadas acima não alteraram a configuração original da estrada, a qual permite em sua atualidade ser utilizada pelos usuários. Após a abertura da rota de fuga em 27/05/2017, a Viapar encaminhou ofício ao Município de Arapongas para as devidas providências. A rota de fuga foi fechada nesta data com ciência do Município Arapongas.
Veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário