terça-feira, 15 de agosto de 2017

CEMITÉRIO ASSUSTADOR NO NORTE DO PARANÁ

BONDE

15/08/2017 15:10
ABANDONO
No Cemitério da Warta, existe até ossada de gato dentro de túmulo

Sim, existe até ossada de gato dentro de túmulo no Cemitério da Warta. É possível comprovar isso, porque as superfícies destruídas permitem que os visitantes vejam ossadas no interior de alguns jazigos. O cemitério, um dos mais antigos de Londrina, recebe sepultamentos desde a década de 1940. Há lápide que apresenta data (de nascimento) do século 19. 

Localizado na rua Travessa Cambé, o Cemitério da Warta sofre com a falta de manutenção. Não só da administração pública, mas também dos familiares responsáveis pelos jazigos. Alguns não possuem sequer uma estrutura de concreto para proteger a sepultura. Nem mesmo uma lápide de identificação. Somente as cruzes continuam de pé. Tem túmulo sendo usado até como guarda-volumes de objetos e materiais de limpeza. 

O muro é baixinho e o espaço pode ser facilmente invadido pelos vândalos. Além disso, parte da estrutura em volta está com rachaduras. Quem fica por um longo período sem visitar o espaço é surpreendido, como as irmãs Irene Gonçalves de Souza e Marlene Gonçalves. "Não moramos mais em Londrina, hoje vivemos na cidade de Novo Horizonte, interior de São Paulo. Mas nossos pais e um irmão permanecem enterrados aqui. Por isso visitamos o cemitério pelo menos três vezes ao ano. A gente tem certeza de que o espaço fica pior a cada visita."

Gato 

A situação mais perturbadora fica no fundo do Cemitério da Warta. Uma estranha ossada causa repulsa em quem se aproxima. A superfície de concreto do jazigo foi destruída. Os ossos podem ser vistos facilmente dentro do túmulo. As irmãs Irene e Marlene optaram por manter distância do local. 

A ossada encontrada no interior do jazigo é de um animal de pequeno porte, informa o técnico do Laboratório de Anatomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marco Zambon. "Tudo indica ser de um gato. Por causa do formato da coluna vertebral com a continuação da cauda", comenta após avaliar uma das fotos. 

"Alguns aspectos da ossada até possuem características próximas a de um corpo humano, mas outras são bem diferentes, como a mandíbula", detalha. "Corpos de gato e cachorro são parecidos, se diferenciam pelos crânios e patas." 

Não há informações se o animalzinho foi deixado por alguém ou faleceu no local. 

Paulo Monteiro/Nosso Dia

Capela 

O Cemitério da Warta possui uma capela. Ela também necessita de reparos. As paredes e a marquise do prédio estão com infiltrações. A tinta da parede estufou, uma nova pintura é mais do que urgente. Há manchas também na lage no interior da capela. A vidraça na fachada também está despedaçada. 

Utilizados para equilibrar os caixões durante os velórios, cavaletes de madeira permanecem expostos ao tempo, apodrecendo. O banheiro externo serve para guardar objetos e a janela não possui os vidros. Para evitar que a chuva comprometa também o interior do espaço, madeiras foram improvisadas. 

Acesf 

Superintendente da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Douglas Pereira (Tio Douglas) afirma que o problema das infiltrações foi sanado. "Entre março e abril, para evitar entupimentos e vazamentos, reparamos o encanamento e o telhado da capela, acabando assim com as infiltrações. Além disso, começamos a pintar a fachada do prédio e o muro ao lado [na Travessa Cambé]. As melhorias continuarão." 

"Solicitamos junto ao município a posse de uma área em frente ao cemitério. Uma construção irregular, que deve ser demolida e usada para a ampliação do cemitério", explica. "Em relação aos jazigos, continuamos com dificuldades para encontrar os familiares que têm a posse e não realizam manutenções. Notificamos os que conseguimos localizar. Aos proprietários que continuam em débito com o município, a recomendação é que procurem pela Acesf." 

Junto à Procuradoria Geral do Município, o superintendente elabora um estudo em busca de atualizar a lei e ter acesso aos jazigos, hoje proibido. A Procuradoria ajusta os últimos detalhes antes protocolá-lo na Câmara de Vereadores. Para evitar ações de vandalismo, a superintendência se reúne com a Guarda Municipal em busca de ações para fortalecer o patrulhamento no local.

Paulo Monteiro / Nosso Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário