terça-feira, 26 de março de 2013

BACALHAU OU MERLUZA ? LEIA

Reprodução
Conheça peixes que substituem o bacalhau com vantagens
Redação Bonde


Para muitos brasileiros, a Páscoa é uma época de celebração entre os familiares e também um período de preparar pratos diferentes, principalmente por conta da restrição de carne vermelha adotada por algumas religiões. "A dieta tem origem na Idade Média, quando católicos excluíam as carnes consideradas de animais quentes’", afirma a professora de Nutrição da Uniasselvi, Claudia Ambrosi. Mesmo com o passar do tempo, diversas pessoas ainda seguem essa tradição e retiram da alimentação a carne vermelha durante o período conhecido como Quaresma até a chamada "sexta-feira da Paixão", que antecede o domingo pascal. 

Por ser considerada uma "comida fria", o bacalhau começou a ser utilizado no período e adquiriu uma forte identificação com a religiosidade, assim como com a cultura do povo português: "A tradição do bacalhau se mantém forte nos países de língua portuguesa, principalmente no Natal e na Páscoa, que são datas importantes no catolicismo", conta a docente. Apesar de ser delicioso, mesmo quando dessalgado e cozido, o bacalhau ainda apresenta altos teores de sódio, componente considerado "vilão" da atualidade por causar pressão alta. 

Quem prefere peixe fresco, mas não abre mão do sabor do bacalhau pode optar pelo pirarucu, considerado o bacalhau da Amazônia

"O bacalhau salgado pode ser substituído por outros tipos de peixes para não correr esse risco, que são fonte de um bom tipo de gordura e que também contribuem para o equilíbrio do colesterol", pontua a Claudia. A nutricionista ainda ressalta que os peixes frescos apresentam minerais, vitaminas e possuem ácido graxo ômega 6 e ômega 3, que estão associados à redução de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. "O nutriente também pode ser encontrado na cavala, salmão, na sardinha, arenque e truta", ratifica a professora de Nutrição da Unopar, Beatriz Ulate. 

Se realmente gostar do sabor do bacalhau, mas quiser inovar no cardápio, vale utilizar peixes com sabor e textura semelhantes. "Pode ser a apirapema (muito apreciado no norte e nordeste brasileiro), merluza, piraúna ou peixes de água doce, como o pintado surubim e o pirarucu, considerado o bacalhau da Amazônia", cita Beatriz. Para tornar a refeição da família mais saudável e equilibrada, o ideal é consumir junto com o peixe fresco um tipo de cereal, como arroz ou batata, vegetais e legumes, como cenoura, abobrinha ou vagem. "É bastante recomendado o uso destes ingredientes no preparo da refeição de Páscoa, uma vez que os alimentos se complementam. O azeite de oliva é uma importante fonte de lipídeos e combina muito bem com o peixe", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário