sábado, 27 de abril de 2013

ROLÂNDIA E SUAS CHÁCARAS MARAVILHOSAS

POR PAULO AUGUSTO FARINA
Os Jardins da Amizade...
AMPA Refúgio Peroba Rosa


Já faz alguns anos que li Os Jardins de Minha Vida, da escritora alemã por nascimento e rolandense de coração, Mathilde MAIER. Recordo-me das poéticas associações traçadas entre jardins, lugares, épocas e pessoas. Seu último jardim na Alemanha, por exemplo, está associado ao advento da hecatombe nazi-fascista e a busca por um refúgio distante: Rolândia. Em nossa terra, "Tite" encantou-se com a incrível biodiversidade e associou seu luxuriante jardim tropical ao próprio renascimento existencial.
Perdi o número de pessoas e jardins que conheci devido a esta paixão. Muitos destes édens influenciaram-me e, hoje, refletem-se no Refúgio Peroba Rosa. Como exemplo cito o antigo oásis urbano do amigo Max Moser, o paraíso arbóreo que circunda as nascentes e lagos da Chácara de meu Tio Walter Stegmann, o jardim inglês da Fazenda Bimini, a Chácara Rolândia, as maravilhosas fazendas Janeta, Veseroda e Jaú, além de tantos outros paraísos que constroem a identidade e a história de Rolândia.
Lamentavelmente, alguns destes inspiradores édens florísticos não existem mais e outros estão encolhendo devido à pressão imobiliária, velhice e morte de seus 'maestros'. Se uma solução não for pensada e adotada Rolândia perderá sua memória!
Quem é apaixonado por jardins os vê como Templos e integra uma Confraria, cuja lei não escrita é a gratidão e o intercâmbio de espécies, técnicas e experiências com os Irmãos! Eis uma abençoada Amizade, esta pautada no amor e respeito pelo Mundo Vegetal!


Publicamente agradeço as valorosas contribuições em forma de conhecimentos e exemplares florísticos aos meus Amigos: José Francisco Haydu, Claúdio Metzger, José Carlos Farina, Paulo e Ute Lachner, Milton Luiz dos Santos, Alba Lúcia Cavalheiro, Messias e Miguel Nogueira, José Consolin, Úrsula Saegesser, Daniel & Ruth Steidle, Viveiro Municipal de Rolândia, LABRE/UEL - Laboratório de Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas, Família Unbehaun, às minhas Avós Helga Appel e Sebastiana Farina e à todos aqueles que, ao longo dos anos, deram sua valiosa contribuição ao Refúgio Peroba Rosa!
Vivendo, interagindo, estreitando laços e aprendendo... O Jardim da Amizade reside dentro de cada um de nós! Deixe que ele se materialize naquele cantinho esquecido do seu quintal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário