sexta-feira, 24 de maio de 2013

COMPOSTAGEM E MINHOCULTURA


Ricardo Costa Rodrigues de Carvalho e Piero Felipe Camargo de Oliveira

A minhocultura possibilita ao agricultor inúmeras vantagens ao lhe proporcionar a disponibilidade de dois produtos comercializáveis e de alto valor agregado, além da possibilidade da utilização direta deles nas propriedades rurais e até mesmo urbanas (reciclagem do lixo orgânico doméstico) para a melhoria das condições de solo e para os sistemas de produção ali empregados.
O efeito físico que as minhocas desempenham no solo ao criarem galerias, por meio de sua movimentação na busca de alimento, é também de fundamental importância para a melhoria das condições gerais do solo, pois proporcionam não só a descompactação, mas uma melhor infiltração de água e ar. A disponibilização de nutrientes mais assimiláveis para as plantas pela introdução de húmus no sistema, fruto do processo digestivo das minhocas ao consumir o material fornecido (composto), deve ser destacado também.
A importância do papel das minhocas há muito já é considerada, como por exemplo, pelo “pai da evolução”, Charles Darwin que em vários de seus escritos ressaltou a importância ecológica desses seres, denominando-as “os arados da natureza”.
Para ler o artigo na íntegra e saber como montar o minhocário, acesse o arquivo em PDF no alto da página.
Siga o PORTAL ORGÂNICO no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário