sábado, 14 de dezembro de 2013

Promotora quer saber onde estão as madeiras do Hotel Rolândia

FONTE

MANCHETE DO POVO

Prefeitura continua sem dar explicações sobre as madeiras do Hotel Rolândia e em Ação Civil o MP está produzindo mais provas periciais

O caso hoje está na 2ª promotoria e de acordo com a promotora Lucimara Salles Ferro o juiz pediu vista do processo. Isso significa que o MP deverá produzir novas provas para novamente encaminhar a ação para julgamento. Devido à demora nos trâmites processuais as madeiras podem se deteriorar e a promotora informou que irá solicitar novamente ao juiz que determine o armazenamento adequado.

A ação já foi apreciada pelo Juiz da Vara Cível, Marcos Rogério César Rocha que não atendeu o pedido da 1ª promotoria do Ministério Público. Para o MP além de valor cultural e histórico, as madeiras que estão armazenadas no pátio da Prefeitura tem valor real, pois em março de 2011, foram pagos pela fachada do Hotel Rolândia R$ 33.000,00.

Foi determinado pelo MP, a fim de gerar agilidade ao processo de reconstrução, que seja aplicada uma multa no valor de R$5.000,00 diários ao Prefeito Johnny Lehmann, pois para o Ministério Público sendo ele o responsável pelas ações do poder executivo, também cabe ao mesmo zelar pelo patrimônio público.


A obra do Centro Histórico da Cidade deveria estar sendo construída no espaço da antiga Estação Ferroviária, local onde também seria reconstruído o saguão do Hotel Rolândia, marco zero da cidade que foi demolido em 2010. Depois de inúmeras manifestações de alguns cidadãos a fachada do hotel foi comprada e abandonada no pátio da prefeitura.

Novas informações foram solicitadas sobre as madeiras que continuam no mesmo local, porém a prefeitura insiste em não se manifestar sobre o assunto.

Sem transparência

Diversos pedidos foram feitos pela reportagem do jornal MANCHETE DO POVO para fotografar as madeiras armazenadas, porém no último pedido a prefeitura respondeu que "o Jurídico não quer divulgação de fotos, que podem ser usadas de maneira errônea".

Diante da negativa em mostrar o que é público, em Fevereiro desse ano, a reportagem acompanhou o vereador José de Paula Martins (PSD) até o local onde está armazenada parte das madeiras e constatou que o local é impróprio, pois está exposto ao tempo em um barracão aberto e com vários buracos no teto.
Após fotografar as madeiras a reportagem foi até o centro de história na Universidade Estadual de Londrina e falou com o doutor em história Marco António Neves Soares.

Ele é coordenador do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica da UEL e há 11 anos pesquisa a história de Rolândia. Soares salienta que o Hotel Rolândia não dizia respeito apenas à história de Rolândia, mas à história da ocupação do Paraná como um todo. Para ele o poder público foi inepto e não tomou nenhuma iniciativa para garantir a preservação do marco zero de Rolândia. “A prefeitura cometeu um crime contra o patrimônio histórico do norte do Paraná”, finaliza.















Nenhum comentário:

Postar um comentário