sexta-feira, 18 de abril de 2014

ROLÂNDIA - UTI COM 10 LEITOS NO SÃO RAFAEL (REGIONAL)

17/04/2014 

Novos aparelhos dobram número de leitos em UTI em hospital de Rolândia

Redação Bonde com assessoria de imprensa
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Rafael poderá, enfim, disponibilizar todos os seus dez leitos para atendimento de pacientes em estado grave de Rolândia e região. O hospital recebeu cinco novos respiradores – aparelhos essenciais para o funcionamento de um leito de UTI. Cada respirador custa R$ 60 mil. 

Os aparelhos foram entregues pelo secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, ao prefeito de Rolândia e à administração do hospital na última segunda-feira 14 de abril, em Curitiba. A instalação dos equipamentos vai ocorrer imediatamente após o feriadão. 

A UTI do São Rafael vinha operando apenas cinco dos dez leitos existentes, por conta justamente da falta de respiradores. A situação já esteve pior. No dia 27 de fevereiro deste ano, pela mesma razão, a Vigilância Sanitária interditou sete leitos. 

Inaugurada em setembro de 2011, a UTI – setor de alta complexidade e custo elevado – do São Rafael sempre enfrentou problemas para operar com sua capacidade máxima, ora por falta de equipamentos, ora por defeitos nos aparelhos. 

"Desde agosto de 2013, contávamos somente com três ou quatro respiradores, causando uma subutilização da UTI a apenas 30% da capacidade e, com isso, impactando a média de atendimento a praticamente metade do habitual", afirma a médica intensivista e coordenadora técnica da unidade, Fabiana Mansano. 

Ela explica que o respirador é essencial ao atendimento de pacientes criticamente enfermos. "Ele tem a função de promover uma respiração artificial quando o doente não apresenta condições clínicas ou neurológicas suficientes, ou então quando está sedado por algum procedimento cirúrgico que requeira, por exemplo, a anestesia", diz a médica. 

Fabiano Mansano acrescenta que um paciente grave demanda cuidados e itens de uma enorme infraestrutura muitas vezes inimaginável para a maioria das pessoas. "Um único leito, equipado com materiais e equipamentos básicos e uma equipe multidisciplinar, custa cerca de R$ 100 mil", afirma. 

Apesar de todas as dificuldades históricas, a UTI do Hospital São Rafael atendeu, até março deste ano, 750 pacientes, 45% deles de Rolândia. "Os cuidados recebidos em uma unidade especializada certamente foram fundamentais para que muitos desses pacientes pudessem estar hoje ativos em seu núcleo familiar e em seu trabalho." 

Com a instalação, semana que vem, dos cinco aparelhos cedidos pelo Estado, todos os dez leitos da UTI passam a ter condições de funcionar plenamente. "É um ganho extraordinário para a saúde em Rolândia -". A UTI É REGIONAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário