sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ROLÂNDIA - SITE DA PREFEITURA DIZ QUE SETOR DE SAÚDE TEM APROVAÇÃO DO POVO

SAÚDE EM ROLÂNDIA TEM APROVAÇÃO DE 84,5% DOS USUÁRIOS

SAÚDE-1Pesquisa encomendada pela prefeitura de Rolândia para avaliar a qualidade dos serviços prestados à população pelas Unidades Básicas de Saúde revela que 84,5% dos usuários do sistema aprovam o atendimento. Os dados da pesquisa foram coletados nos dias 18 e 19 de agosto junto a 457 usuários, com grau de confiança de 95%. Os usuários foram abordados pelos entrevistadores nas UBS dos jardins São Fernando, Santiago e Parigot de Souza, na Vila Oliveira, no Posto Central, nos distritos de Bartira e São Martinho e no Hospital São Rafael.
Seis por cento dos usuários responderam “ótimo”, 59,7% “bom”, 18,8% “regular”, 8,1% “ruim”, 5% “péssimo” e 2,3% não souberam responder à pergunta No geral, você considera o atendimento da Unidade Básica de Saúde como... O índice de 84,5% de aprovação vem da soma dos itens “ótimo” e “bom” e de metade do item “regular”, explica o diretor da Visão Pesquisas, Luiz Gustavo Zavierucha.
“Baseado na análise individual de 700 mil entrevistas que fizemos para mais de mil pesquisas nos últimos 14 anos, chegamos à conclusão de que, de acordo com o sentimento de quem está respondendo, metade dos que optam pelo regular migra para o lado positivo e a outra metade, para o lado negativo”, afirma Zavierucha.
A ampla aprovação ao sistema de saúde praticado em Rolândia também pode ser detectada em outra questão apresentada pelos pesquisadores. A pergunta Sempre que você vai à Unidade Básica de Saúde seu problema é resolvido? obteve dos usuários 74,8% de “sim” e 25,2% de “não”.
A pesquisa apresentou ainda outras 21 questões, que avaliaram desde a qualidade de atendimento na recepção até o conforto das UBS, passando pela satisfação com o atendimento médico, a disponibilidade de remédios, a rapidez no agendamento de consultas e na realização de exames, além do horário de funcionamento das unidades e a expectativa dos moradores em relação à melhoria do serviço na atual administração.
“O resultado da pesquisa me deixou extremamente feliz, por constatar que os usuários aprovam o atendimento na área de saúde, ao contrário do que algumas pessoas apregoam por aí”, afirma Lehmann. “É um levantamento muito importante também porque podemos analisar os pontos fracos e determinar medidas para que eles sejam corrigidos ou, no mínimo, amenizados”, ele acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário