segunda-feira, 24 de novembro de 2014

MARINGÁ: PAIXÃO POR CARROS ANTIGOS

ODIARIO.MARINGÁ

  • Carros antigos: paixão que reúne família e amigos

  • Fernanda Bertola
José Henrique Saldanha, 51, além de empresário é um apaixonado por restauração de carros antigos. Há dez anos, ele passou a se interessar pela prática já apreciada pelo pai José Ruiz Saldanha, 76, e, desde então, não parou mais. A paixão corre nas veias de outros integrantes da família. Além de primos, o irmão, Jailton Eduardo Saldanha, 49, e o filho, Leonardo, 18, compartilham do hobby. "Em vez de ficar só no computador, desde os 15 meu filho já me ajuda a encontrar peças para os carros. Incentivei desde cedo", conta.

Muitos amigos que frequentam a loja de ferramentas da família, a Multiparafusos, também são amantes de carros antigos e restaurações - assim, há muita troca de informações. Esses contatos o levaram a entrar para o Clube do Carro Antigo de Maringá, o que rende ainda mais conhecimento sobre restauração e participação nos encontros. Graças ao clube, José Henrique e os demais integrantes visitam inclusive outras cidades para apresentar os trabalho que realizam.

Na loja há sempre exposto um dos carros. Ao todo são cinco: um caminhão Ford 1915, do pai de José Henrique Saldanha, três tratores, entre eles um Ford 1951 e um Allis Chalmers 1945, além de um Calhambeque 1929. Além disso, nas paredes da loja há quatro bicicletas antigas restauradas, bem como outros objetos como um regador de ferro e uma descascadora de mamona - ele pretende um dia construir um espaço para reunir todas as raridades. As restaurações tomam quase todos os finais de semana. É o momento em que ele se debruça para fazer as finalizações. Mas, durante a semana, em meio a outros afazeres, sempre há um tempinho para ir a um torneiro, latoeiro ou a um mecânico. "É preciso que o serviço seja feito por pessoas competentes".

Já a maioria das peças é importada dos Estados Unidos. Henrique Saldanha explica que para a restauração é preciso dedicação e paciência. Além disso, ele destaca que a prática não combina com economia. "O principal é estar com os amigos e expor o trabalho, porque se não fosse pelas mãos do restaurador, muita gente não conheceria os modelos antigos. É um resgate histórico. Pode parecer primitivo, mas gosto de viver deste jeito", diz.

NO DNA. José Henrique, o pai José Ruiz Saldanha, e o irmão Jailton: trator Ford 1951 está exposto na Multiparafusos. —FOTO: RICARDO LOPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário