domingo, 11 de janeiro de 2015

Descoberto novo antibiótico capaz de combater superbactérias

Redação Bonde
O Professor Kim Lewis, da "University Northeastern", de Boston, lidera uma pesquisa pioneira que apresentou um novo antibiótico capaz de matar patógenos sem encontrar qualquer resistência detectável. O feito conquistou manchetes em todo o mundo e recebeu elogios por parte da comunidade científica.

Reprodução
Reprodução


A pesquisa pioneira foi publicada nesta quarta-feira (7), na revista Nature, trazendo detalhes deste novo antibiótico, batizado de teixobactin.

"É uma descoberta que melhora a saúde dos seres humanos em todo o mundo", disse Joseph E. Aoun, presidente da Universidade de Northeastern. O professor Kim Lewis e sua equipe fizeram história com a descoberta em um campo que não tem visto grandes avanços em quase três décadas.

Lewis afirma que esta é a primeira descoberta de um antibiótico para o qual a resistência por mutações de patogênicos não foram identificados. Apresenta, também, uma oportunidade promissora para desenvolver drogas que podem tratar infecções crônicas em humanos causadas por Staphylococcus aureus, ou MRSA , que são altamente resistentes aos antibióticos, bem como a tuberculose, cujo tratamento atualmente envolve uma combinação de terapias com efeitos colaterais perigosos à saúde.

"A coisa mais intrigante sobre este composto é a aparente ausência de desenvolvimento de resistência", disse Lewis à National Public Radio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário