sexta-feira, 17 de junho de 2016

CEREJEIRAS DE APUCARANA

FOLHA DE LONDRINA.

Espetáculo da florada da cerejeira

Em Apucarana as mudas são distribuídas gratuitamente aos moradores e até para outras cidades

Edson Denobi/Divulgação-PMA
As primeiras mudas foram plantadas em 1980 e hoje são milhares espalhadas pela cidade

Símbolo da beleza feminina, do amor, da felicidade, da renovação. Os rótulos são muitos, mas a verdade é que a flor da cerejeira encanta pela sua delicadeza. Considerada um ícone da cultura japonesa, não é preciso ir muito longe para apreciar o espetáculo da florada dessa delicada florzinha. 
Em Apucarana (Centro-Norte), as cerejeiras estão por toda a parte e tem até uma festa dedicada a elas. As primeiras mudas foram plantadas no começo de 1980, trazidas de Campos do Jordão (SP). Cinquenta árvores foram plantadas no pátio da Associação Cultura e Esportiva de Apucarana (Acea) e 50 em torno do Lago Jaboti. 
Após a realização da primeira festa da cerejeira, em 1992, a prefeitura decidiu incentivar o plantio da árvore na cidade. O viveiro municipal começou a produzir mudas para distribuição gratuita aos moradores. 
A iniciativa deu tão certo que hoje, além de embelezar Apucarana, as mudas de cerejeiras são enviadas para outros municípios da região. Recentemente, o viveiro fechou parceria com Jandaia do Sul e Ivaiporã. De acordo com o técnico Luís de Faveri, da Secretaria Municipal de Agricultura, entre duas mil e quatro mil mudas já foram distribuídas para esses municípios. "Estamos fazendo a troca de espécies com os municípios. Por exemplo, recebemos manacá da serra de Ivaiporã", explicou. A secretaria está incentivando o plantio de outras espécies de árvores para aumentar a diversidade. 
No viveiro municipal são produzidas em média 20 mil cerejeiras por ano e distribui entre 10 e 15 mil mudas/ano. "A procura já foi maior. Não temos um levantamento de quantas árvores temos plantadas, mas acredito que tenha cerejeiras em 50% da cidade", comentou Faveri. Estima-se que são no mínimo dez mil árvores. 
Para adquirir um pé de cerejeira basta retirar uma requisição na Secretaria de Agricultura. Cada CPF tem direito a duas mudas. São quase quatro anos de cultivo até que a planta esteja pronta para distribuição. "É um trabalho continuo", explicou o técnico. Para produzir as mudas, os técnicos coletam entre 50kg e 100kg de sementes das primeiras mudas plantadas pelos pioneiros. 
O seu porte pequeno faz dela uma espécie ideal para plantar debaixo da rede de energia elétrica. A árvore garante uma bela sombra nos dias quentes de verão. No inverno as folhas caem e dão lugar as delicadas pétalas rosadas. 
De origem asiática, a flor de cerejeira, conhecida como Sakura, é símbolo nacional do Japão. No país do sol nascente, a florada ocorre em abril, no início da primeira. Mas no Brasil, em função do clima, as flores abrem em junho, no início do frio. "Cada árvore tem a sua genética. As plantadas em locais mais baixos e sem vento abrem as flores primeiro e a florada dura em média 20 dias", explicou Satio Tayukawa, diretor de Meio Ambiente de Apucarana e criador da Festa da Cerejeira. 

FESTA
O cultivo da cerejeira é uma das maneiras que os descendentes de japoneses encontraram para manter vivos os laços com a cultura dos pioneiros. A colônia nipônica de Apucarana é formada por cerca de 2,5 mil famílias. Cresceu um pouco desde o 1936, quando as primeiras sete famílias chegaram na cidade. 
"Plantamos para homenagear os pioneiros. Queremos que seus descendentes, ao olhar a flor, lembrem de seu pioneirismo. Do sofrimento e das alegrias que foi chegar aqui. É uma forma de agradecer", disse Tayukawa, que é filho de pioneiro. 
Ele nasceu em Apucarana, mas a irmã veio com dois anos de idade. Hoje com 82 anos, ela vai comemorar os 80 anos da colonização japonesa em Apucarana. 
Este ano a colônia também tem mais um motivo para comemorar. A Festa da Cerejeira, criada há 22 anos, coincidiu com a florada. A festa começou ontem e vai até domingo, na Acea. Além de atrações culturais como danças, músicas e tambor japonês, a gastronomia atrai milhares de visitantes. A estimativa da organização é que em torno de 30 mil pessoas passem pela Acea nos quatro dias de festa. 
Os ingressos custam R$ 3 e a arrecadação é revertida para entidades beneficentes de Apucarana. A Acea fica na Rua Jaboti, 101, no Jardim Menegazzo.
Aline Machado Parodi
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário