quinta-feira, 10 de novembro de 2016

PEDIMOS SOCORRO!... SALVEM NOSSOS RIOS E NASCENTES!....

DANIEL STEIDLE


IMORTALIDADE...

Por mais "bobinhos" que questionamentos na rede social possam ser, como no caso da atual explosão urbana de Rolândia, respostas muito sérias, ainda que veladas, estão aparecendo: "Vovó,você não está preocupado com o seu filhinho?", "Quem brinca com fogo, acaba se queimando" ou "Tem muito, muito dinheiro e interesse político envolvido nisso... cuidado com os poderosos"...

Já tivemos estes capítulos do “mundo do medo e do terror” na época da transferência do lixão urbano para a roça e quando queriam trazer o chumbo para Rolândia... Não precisamos avançar tão longe como o Seringalista Chico Mendes que perdeu vários colegas e sabia que estava marcado para morrer.

Aprendemos com a amiga e professora Maria Josefa Santos, a nossa querida Misefa, à sempre procurar a luz da informação, da calma, do esclarecimento, da persistência... “Isso nos faz seres iluminados e imortais, mesmo se um dia não estivermos mais aqui!” E não há batalhas a vencer, nem inimigos... Somos todos irmãos e irmãs, inclusive dos não humanos, e podemos aprender a conviver de uma forma menos agressiva...

Que a questão da água, (somos basicamente água, e só há vida com água), possa nos juntar de verdade. Do leigo ao cientista estamos vendo a água se sujar, se esgotar, se tornar um produto comercial estratégico... A água que já causa tantas guerras no mundo e que atrai muitos de fora que estão se tornando donos da água. Água que para os índios é sagrada, algo de todos.

Ainda estamos em tempo de aprender esta lição, da partilha. Estamos em tempo de pararmos com brigas, espetáculos, ameaças, interesses imediatistas e destruição desenfreada. Podemos, neste rico e espaçoso Brasil, crescer com calma e de forma planejada (com a participação ativa da população) e cuidadosa. Podemos realmente ser “sustentáveis”! E podemos nos tornar imortais, cuidando da continuidade da “história da vida” (não deixe de assistir e se encantar em família, com amigos e vizinhos, vendo a incrível produção recente da BBC – Earth “Life Story” - “L” Livre para todos os públicos).

Abraços!



Nenhum comentário:

Postar um comentário