terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Como Cozinhar e preparar a Quinoa

www.comofazer.com.br

ÓTIMA PARA REGIMES.
NÃO CONTÉM GLÚTEN
SUBSTITUI O ARROZ  E O PÃO COM MUITAS VANTAGENS








A quinoa é uma semente altamente nutritiva e uma fonte muito rica em proteínas. Ela é considerada por isso um superalimento. Contém uma grande diversidade de proteínas e um elevado teor de manganésio, magnésio e fósforo sendo amplamente utilizada em dietas vegetarianas e vegano.

As proteínas da quinoa são consideradas completas pois possuem todos os aminoácidos essenciais para a construção e manutenção do nosso corpo.


Existem cerca de 120 variedades de quinoa, no entanto só algumas são cultivadas para comercialização e consumo em grande escala. Podemos reduzir os tipos de quinoa presentes no mercado em: quinoa branca, quinoa mista, quinoa vermelha e quinoa preta.


Quanto mais clara a tonalidade da semente de quinoa mais suave é o seu sabor.

O tempo de cozedura da quinoa varia não só conforme o tipo de quinoa mas também a marca que a comercializa. A quinoa contém resina toxica chamada saponina que lhe confere um sabor mais amargo. Muitas marcas fazem uma pré-lavagem com água alcalina para eliminar a saponina. Ao eliminar a saponina são também eliminados outros nutrientes assim como a camada exterior que protege a semente fazendo com que ela fique mais vulnerável e exposta e reduzindo o tempo necessário para a cozedura.

– O tipo de quinoa comercializado com o tempo aconselhado de cozedura de 15 a 20 minutos é aquele que sofreu menos tratamentos industriais e preserva maior quantidade de nutrientes.

– A quinoa com o tempo de cozedura aconselhado de 8 a 10 minutos geralmente passou por um processamento maior.
Como deve guardar a quinoa?

A quinoa pode ser armazenada de forma semelhante a qualquer grão, ou seja, num local seco e fora do alcance da luz dentro de um recipiente selado.

Se quiser preservar a semente por mais tempo mantenha-a no frigorífico ou congelador. O pequeno teor de gordura presente na quinoa faz com que exista a possibilidade de apodrecer passado algum tempo.
Como cozinhar quinoa?

Num recipiente de medida ou marcado meça a quantidade de quinoa que vai utilizar.


A quinoa deve ser sempre lavada antes de utilizar. Mesmo as variedades já processadas devem ser sempre passadas por água para retirar qualquer vestígio de saponina.

Num coador ou peneira passe as sementes por água corrente.


Meça a quantidade necessária de água ou caldo para a cozedura. Para a quinoa utiliza-se uma proporção de 1:2 sendo uma porção de quinoa para duas de água ou liquido.


Ajuste a quantidade de quinoa ao tamanho da panela. Se o recipiente for demasiado pequeno é provável que a quinoa fique mais pastosa e demasiado cozida.

Deve utilizar uma panela ou caçarola de fundo grosso e com tampa.


Coloque a quinoa e a água ou caldo na panela e deixe ferver.


Cubra a panela e reduza a temperatura para médio-baixa. Deixe cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos.


A quinoa está pronta quando os grãos estiverem translúcidos e todo o líquido absorvido.



Solte os grãos com a ajuda de um garfo e retire do lume. Cubra com a tampa por mais 5 a 10 minutos

RECEITA FÁCIL.


Ingredientes para receita de quinoa com frango desfiado e brócolis

1 xícara de chá de quinoa

2 xícaras de chá de água

sal e pimenta do reino a gosto

1/2 xícara de frango desfiado ou em cubos pequenos

1 punhado de brócolis

folhas de salsinha frescas

Preparo

Aqueça a água em uma panela e despeje a quinoa. Cozinhe por aproximadamente 15 minutos, mexendo de vez em quando. Se notar que a água está secando muito e o grão ainda não está cozido, adicione mais um pouco de água. Antes da água secar completamente, adicionei os demais ingredientes e misture tudo. Se precisar, junte um pouquinho mais de água para completar o cozimento do restante. Antes da água secar completamente, adicionei o frango desfiado (já pronto) e o brócolis (cozido no micro-ondas). Se ainda precisar, junte um pouquinho mais de água e assim completar o cozimento. Tempere tudo com sal e pimenta do reino a gosto. A água secou, tá pronto. Para servir adicione folhas de salsinha e um fio de azeite de oliva extra virgem, mas não abuse.

* Coloque o brócolis lavado num saco plástico de cozinha e leve ao micro-ondas por 45 segundos

Nenhum comentário:

Postar um comentário